Atropelei o Calimero

KM0 @ RTP2

segunda-feira, 4 de agosto de 2008 by ocondutor | 3 comentários
Desde Sábado que ando a dever umas linhas a este cantinho. Isto porque assisti, atrasado já sei, pela primeira vez ao "KM0", programa que durante 25 minutos dá a conhecer alguns projectos musicais duma qualquer cidade deste Portugal.

Quis o destino que o programa com que dei de caras fosse, justamente, sobre Braga. E que bem me soube saber que lá para os lados das minhas raízes as coisas não estão paradas e que é a câmara a "oferecer" salas de ensaios no estádio 1º de Maio. Quando cheguei já a procissão tinha saído do adro e só apanhei o final da conversa com os peixe : avião. Ainda assim, a tempo de reconhecer uma das musicas que faz parte da colectânea de novos talentos Fnac deste ano: "Tirar e Voltar a dar". Já agora, mais um aviso, os rapazes têm disco agendado para Setembro: de seu nome 40.02.

Tudo o que se seguiu foram descobertas. Smix, Smox, Smux, mais um nome peculiar que parece ser a norma das bandas bracarenses, isto a julgar pelos exemplos. Os 3 amigos dizem que não se preocupam muito em utilizar um português demasiado elaborado, e isso nota-se. Mas também se nota o porquê, e sem envergonhar a língua conseguem ser divertidos. Quase me fazem lembrar algumas letras das bandas rock portuguesas dos oitentas... Uma audição e visita mais cuidada ao myspace da banda confirma a impressão inicial. Mas dá-se a palavra à banda: "o Smux é um porquito, o Smox é um boi, e o Smix ainda estamos a decidir..."

A fechar, Monstro Mau, também em português mas num tom mais açucarado... Gostei do groove e do ar mais animado da banda. Não conhecia, mas por distracção visto que, dizem-me, eles andaram já pela SIC Radical em entrevista. Bem que aquele símbolo me parecia familiar, confirmei-o hoje nos autocolantes que quebram a monotonia de algumas paredes do estúdio por onde me movimento.

Já falei tanto das bandas, quando o que eu queria era mesmo falar do programa. Um programa cool, simples, ao ritmo das bandas e sem ser monótono. Temos os músicos na primeira pessoa a falarem tranquilamente daquilo que são e querem fazer. Sem imagens magníficas de palco e actuações ao vivo. Nada disso, aqui do que se trata é de apanhar a banda no sua génese, no seu Km0, a sala de ensaios. É como se fossemos visitar um amigo a sua casa pela primeira vez e ele nos mostra o seu cantinho, os discos, as ideias, os objectivos e, principalmente, as coisas que anda a fazer.

A voz familiar e ao mesmo tempo segura e conhecedora de JP Simões ajuda a embalar a visita guiada às recantos das vidas destas 3 bandas que, por acaso, até partilham o mesmo recanto. Ainda não percebi se há repetições, mas vou ficar atento aos Sábados às 19h30.

música, tv
Share |

3 comentários:

Tânia Gaspar disse...

Esqueceste-te de dizer que há 5 anos tentámos fazer algo semelhante... mas disso não reza a história:(

Tenho de ver esse programa, aguçaste-me a vontade!

5 de agosto de 2008 às 16:50
ocondutor disse...

É verdade, mas como tudo o que não tem continuidade... desaparece, vai para o esquecimento.

5 de agosto de 2008 às 17:31
inesinho disse...

Repete, repete. Todos os domingos, também na 2, depois do Onda-Curta, lá para 1.30. (horário bem mais prático!)

5 de agosto de 2008 às 23:47

Enviar um comentário

Subscrever: Enviar feedback (Atom)

do que se fala

música (179) cine (128) vida (127) bizarrices (125) net (72) agenda (51) geek (49) tv (42) política (40) séries (33) sport (29) Rua (11) arte (11) covermero (8) tec (7) jornais (5) livros (5) obama (5) podcast (4) bd (3) rádio (3) mags (2) comer (1) mac (1) pub (1)

o que se falou

Com tecnologia do Blogger.
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported
Copyright © 2010 Atropelei o Calimero Wordpress Theme ocondutor from Blogger Template Credits