Talvez um dia seja possível entrar numa galeria de arte ou museu e encontrar logo abaixo duma obra qualquer uma etiqueta parecida com esta. A técnica existe, entusiastas também, falta passar à prática.
O jovem artista sueco Erik Nordenankar lembrou-se que seria genial, e tem razão, fazer um auto-retrato tão grande que desse a volta ao mundo. A ideia dele seria meter um GPS dentro duma mala e enviá-la por transportadora a passear pelo planeta, num percurso definido por si para formar o auto-retrato. A transportadora escolhida seria a DHL, a aventura teria começado a 17 de Março e demorado 55 dias a concluir. Feito o percurso bastaria juntar as marcas da passagem deixadas pelo GPS e voilà, um auto-retrato, uma técnica inovadora e um trabalho de dimensão impressionantes: 6 continentes, 62 países num total de 110664 Km de comprimento. Ah, e mais importante do que tudo, o seu retrato para a posteridade.
O conceito é algures entre o genial, se o virmos pelo lado do Erik, e o absolutamente cromo, se tomarmos conhecimento com ele através deste geek , a ideia é mesmo essa, que nos apresenta o conceito de positioning art de telemóvel ao pescoço (a coisa tem o dedo da nokia e do seu N82) no theworldismycanvas.com. E, na teoria, perfeitamente possível podemos é discutir se é real...
Mas voltemos ao nosso jovem artista sueco. A ideia dele, é boa volto a repetir, surgiu-lhe para o seu projecto final do curo de design gráfico e foi apresentado como se fosse verdadeiro com direito a site na internet e tudo, mas a verdade é que era uma história ficcional. Não havia dinheiro para pôr a coisa em prática e restou-lhe fazer de conta que tudo era possível e que o plano estava em marcha. E foi tão bem feito que parecia a sério, ou não tivesse feito e espalhado vídeos pelo Youtube e gravados com a colaboração da própriaDHL. Só que o "monstro" ganhou vida e foi preciso desmentir tudo, o comunicado está no site oficial do projecto juntamente com a explicação de que a sua ideia é anterior à dos senhores da Nokia e do seu herói Stavros the position art genius, valha-nos isso...
Já agora partilho a fonte desta, de outras boas ideias e muito mais que consulto religiosamente: Obvious, hei-de falar dele mais a fundo.
1 comentários:
Dóuuu!
E eu que já ia todo lampeiro para blogar isto...
Enviar um comentário