Atropelei o Calimero

Flores especiais by Toyota

domingo, 29 de novembro de 2009 by ocondutor | 0 comentários
Se produzir um carro híbrido, o Prius, não é suficiente para "cuidar" da natureza, mude-se a natureza e ela cuidará de si própria contra o nosso mau comportamento. Deve ter sido este o pensamento da Toyota quando decidiu avançar para a criação de duas novas espécies de flores que decidiu espalhar pelas suas fábricas no Japão.

As Gardénias e Sálvias geneticamente modificadas, que até têm direito a entrada na Wikipedia, são a resposta às criticas de que a produção do Prius gera mais gases nocivos do que a produção dos carros "normais", uma critica que mancha a imagem de carro ecologicamente responsável que a Toyota e o mundo fizeram criar à volta do dito carro. O que estas flores têm de especial é que umas, as Sálvias, absorvem os gases nocivos enquanto que as outras, as Gardénias, libertam vapor de água fazendo baixar a temperatura e a necessidade de arrefecer a fábrica com recurso aos ares condicionados. E assim fica resolvido o problema e a natureza agradece.

Claro que a Toyota também poderia simplesmente gastar rodos de dinheiro para explicar que aquilo que a fábrica produz a mais, os carros produzem a menos na estrada. Só que isso não seria a solução perfeita, nem conseguia "matar" de vez o problema. Afinal, nenhuma empresa moderna quer deixar de agitar, para cliente ver, a bandeira da preocupação ambiental, especialmente uma empresa que vive às custas de máquinas altamente nocivas para o planeta. Depois, há o problema dos fãs proprietários de um destes veículos que escolheram "colar-se" à imagem de ambientalmente preocupados e que querem manter essa imagem imaculada. Uma imagem que merece ser exibida e defendida com unhas e dentes. Até em Portugal há uma comunidade de orgulhosos detentores do tão saudável carro, dêem lá um saltinho. Está tudo em http://prius-pt.com.

Algures no meio deste extenso lençol de texto, lembrei-me duma história que tive de ler ainda na escola primária e que falava duma cidade com máquinas que substituíam as árvores na absorção de CO2 e libertação de O2. A julgar por este exemplo não estamos muito longe desses tempos. Verdade seja dita, é a segunda vez que a Toyota investe em flores para ajudar a promover a maravilha que o seu Prius é para a natureza, vejam lá se não é também uma boa ideia.

tec, vida
Share |

0 comentários:

Enviar um comentário

Subscrever: Enviar feedback (Atom)

do que se fala

música (179) cine (128) vida (127) bizarrices (125) net (72) agenda (51) geek (49) tv (42) política (40) séries (33) sport (29) Rua (11) arte (11) covermero (8) tec (7) jornais (5) livros (5) obama (5) podcast (4) bd (3) rádio (3) mags (2) comer (1) mac (1) pub (1)

o que se falou

Com tecnologia do Blogger.
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported
Copyright © 2010 Atropelei o Calimero Wordpress Theme ocondutor from Blogger Template Credits