Atropelei o Calimero

Lixo Extraordinário / Waste Land

quinta-feira, 19 de maio de 2011 by ocondutor | 0 comentários

Dizer que este é um filme sobre lixo e sobre o maior aterro sanitário da América Latina - Jardim Gramacho - é dizer pouco. Waste Land é, em primeiro lugar, um retrato do processo criativo do artista plástico brasileiro Vik Muniz, o mesmo que impressionou o mundo com as suas reproduções de pinturas célebres feitas com açúcar, geleia ou manteiga de amendoim. Tal como já havia feito na série Sugar Children, Muniz foi para o terreno com a máquina fotográfica, conheceu pessoas, ouviu histórias, recolheu imagens e depois recriou-as usando exactamente o mesmo material com o qual aquelas pessoas trabalham todos os dias: o lixo.

Mas, mais do que apenas fazer o elogio do artista, este é um filme sobre essas pessoas e sobre as suas ambições. Mesmo vivendo contentes/contentadas com o pouco que têm, estão apenas à espera dum empurrão, duma oportunidade, de quer algo extraordinário possa acontecer. E, quase sem darmos por isso, já estamos a assistir a essa transformação, a essa superação. Pelo meio, a pergunta: será que é justo um artista aparecer e transformar por completo as ambições e ideais de vida de quem, à partida, encontra na sociedade apenas barreiras que as impedem de crescer?

O documentário, que teve honras de prémio em festivais de cinema tão conceituados como Sundance ou Berlim, é o resumo dos três anos de trabalho e da cumplicidade que se gerou entre artista e objectos: os catadores do Jardim Gramacho. Aproveitem enquanto é tempo porque o aterro tem morte anunciada para o final deste ano.


cine
Share |

0 comentários:

Enviar um comentário

Subscrever: Enviar feedback (Atom)

do que se fala

música (179) cine (128) vida (127) bizarrices (125) net (72) agenda (51) geek (49) tv (42) política (40) séries (33) sport (29) Rua (11) arte (11) covermero (8) tec (7) jornais (5) livros (5) obama (5) podcast (4) bd (3) rádio (3) mags (2) comer (1) mac (1) pub (1)

o que se falou

Com tecnologia do Blogger.
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported
Copyright © 2010 Atropelei o Calimero Wordpress Theme ocondutor from Blogger Template Credits